domingo, 27 de março de 2011

Quando a rotina não é somente uma rotina


Assim:

Levantam e fazem a cama. Come uma fruta, escova os dentes, toma banho, coloca a roupa, o batom, alimenta a bichinha e voa para a van. Assina a frequência, cumprimenta os colegas e os estudantes. Trabalha. Lê, pesquisa, confere, corrige, devolve os livros, imprime atividades, deixa recado, olha o relógio e novamente voa para a van. Chega em casa. Cumprimenta o companheiro, preparam o almoço, muda a roupa e corre para a aula de dança. Volta. Pega a correspondência, acena 'oi' para o vizinho, recolhe o jornal da varanda, comem, coloca a coleira na bichinha e caminham. Volta.
Coloca o chapéu,  molha as plantas, recolhe as folhas secas, corta parte da grama. Toma banho, coloca a roupa e olha o relógio. Faz a tarefa de casa, envia e-mail para a professora, corrige textos dos estudantes e prepara uns envelopes. Responde os e-mails, checa as contas, estuda, arruma a bolsa e voa para a aula. Cumprimenta os colegas e a professora. Lê o texto, traduz a música do dia, pergunta, consulta o dicionário, faz anotações. Pega os novos livros e o endereço de um novo sitio na web. Olha o relógio. Volta para casa. O jantar está pronto. Troca de roupa, atende o telefonema,  fala com a mãe, a amiga e o tio. Checa lista de compras do dia seguinte, jantam. Coloca a roupa para lavar, os frascos para esterilizar e desliga a TV. A noite continua...


E assim:

Levanta. Dá e recebe um monte de beijos. Colocam um lençol limpo e uma das músicas preferidas no aparelho. Abre a cortina, olha o céu, come e oferece uma fruta. Escova os dentes cantando engraçado, toma banho de olhos fechados, coloca uma roupa confortável e coloridinha. Pinta os lábios com um batom cheiroso, deseja 'bom dia' para a bichinha e vai para a van olhando as flores coloridas nos vasos da varanda.
Pela janela, acha graça da menininha no skate, cumprimenta com um sorriso a jovem de camiseta vermelha e segue ouvindo música. Recebe um torpedo. Sorri.
Chega. Assina a frequência, gosta da pulseira da colega, sorri para os estudantes. Trabalha alegremente. Convida a  moça da biblioteca para um suco na cantina. Tagarela um bocado. Entra na van, fica seguindo o desenho que o avião fez no céu, envia um torpedo. Diz que ama. Sai da van. Tropeça. Ri de si mesma.
Faz uma limonada, coloca na geladeira.  Fala sobre a manhã. Ouve sobre a manhã. Na aula de dança, se arrisca a tagarelar na língua estranha com uma estranha. Sente um frio gostoso na barriga. Supera. Sua, se perde no ritmo, o reencontra, toma água, sorri. Volta. Pega a correspondencia, rasga o envelope como uma criança no caminho de casa. Vibra! Distraída, acena para o vizinho. Neste dia, joga o jornal no lixo. Vai caminhar com a bichinha. Volta. Cuida do jardim alegremente. Toma banho, ouve uma entrevista interessante. Come biscoito de nozes olhando a rua pela janela. Toma água. Respira.
Termina o trabalho em casa e os de casa. Troca a roupa, vai para a aula. Estuda, estuda e estuda. Conta uma piada aos colegas. Devolve os CD's emprestados. Anota nome de sitios legais e de um evento na cidade. Regressa. Troca a roupa. Conversa com todos com euforia. Recusa a chamada de uma propaganda chata na TV. Escuta um conselho. Pensa. Faz biquinho. Volta a sorrir. Coloca a roupa pra lavar, os vasos para esterilizar e desliga a TV. Põe uma música no aparelho. É convidada para dançar e a noite continua...