quinta-feira, 28 de abril de 2011

Yakimeshi


Eu nem sei quando e como começou essa minha paixão por comida oriental mas com certeza, tem se intensificado durante os últimos doze meses. E gosto por diferentes motivos.
Primeiro de todos, agrada o meu paladar. Depois, sempre tenho a sensação de que estou comendo saudável e não preciso comer igual uma desajuizada para me sentir satisfeita e, os outros motivos estão mais relacionados com a apreciação do ritual  na preparação de cada prato, o significado de cada ingrediente e porque o prato está arrumado de um jeito e não de outro. Enfim, coisas que a gente vai se interessando a partir da curiosidade que vem junto com o desejo de comer.
Um casal de amigos fanáticos pela cultura japonesa, tem instigado demasiadamente essa gula em mim e não conformada somente em sair para comer, eu tenho a pretensão de tentar fazer em casa também.



Um dos vícios aqui na cozinha é o Yakimeshi que é basicamente arroz frito com uma turminha  de vegetais cortados em tirinhas ou cubinhos, carne vermelha, camarão ou  frango. É um acompanhamento mas eu sirvo como principal. Embora eu considere um prato fácil de fazer, sei que existe uma técnica toda especial na elaboração mas essas são coisas que a gente vai descobrindo com o tempo. (Algum oriental/ocidental especialista ae se habilita?)
Não se sabe ao certo a origem desse prato mas ao perguntar a uma colega chinesa se esse era de algum canto da China, ela disse um NAO como se eu estivesse perguntado se argentinos e brasileiros se amam, o que me levou a desconfiar que talvez seja de origem japonesa. Então foi ai que me disseram que China e Japão não batem os bicos. rs O.K. Vamos lá:

Ingredientes que usei:


2 xícaras de arroz branco cozido sem sal de um dia para o outro (se for unidos venceremos, ainda melhor);
1 cenoura grande picada e em tirinhas;
1 pimentão vermelho em cubinhos;
Raminhos de broto de feijão;
Raminhos de brócolis cortados em lamina;
3 ovos;
2 peitos de frango cozido e cortados em cubos
Shoyo;
Vinagre de arroz;
Um fio fininho de óleo para fritar.

O passo a passo rapidinho:

Frigideira grande com óleo bem quente. Na sequência,  fritei as verduras e os ovos batidos. Reservei os ovos. Em seguida, adicionei o frango e o arroz. Pinguei um pouco de vinagre de arroz e de shoyo. Montei  e
Tá no Prato!


iOJO!1 Eu gosto muito da Argentina e dos argentinos;
         2 Já fiz Yakimeshi somente com vegetais e adorei o resultado também;
         3 Coma ate se sentir 80% satisfeito. (Proverbio japonês) (:


 Itadakimasu (Agradeço à pessoa que preparou esta comida.)




Adoro esse cara!



segunda-feira, 25 de abril de 2011


Fonte: Google Images
                                  As Banhistas - Pierre-Auguste Renoir (1887)

                                       


                                   Ó beleza! Onde está tua verdade?
                                                              (William Shakespeare)