sexta-feira, 18 de novembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

As dores e prazeres de decorar

Decorar casa é algo que pode ser muito divertido até você começar a pensar em combinação de cores, harmonia, Feng Shui, misturas de estilo, texturas, constrastes etc, etc e etc. 
E o medo de errar? De tudo não conversar com nada? De investir tempo e dinheiro em objetos e móveis idealizando uma decoração legal que ao final não agradou?
Aqui, o processo foi lento por dois motivos. O primeiro por causa de dinheiro. Preferimos pagar de vez à pagar parcelas. É desse jeito que a vida funciona melhor para nós. Parcelar, somente quando não tivermos saída e nem beco, caso de emergência mesmo (uma viagem para o Brasil amanhã?).  Rindo     
Como optamos em comprar móveis que oferece uma qualidade melhor primando pela durabilidade deles, isso demandou tempo para juntar dinheiro, pesquisar em lojas com preços mais acessíveis e só então nos decidirmos. 
O segundo motivo tem relação com o primeiro parágrafo, o "cagaço" de errar já que a responsabilidade em decidir pelas cores da decoração e todo o resto foi delegada a minha pessoa  - delegada por mim mesma (: - e foi   que o tormento começou. E o que é que a gente faz quando quer e/ou precisa aprender algo?
Vai em busca, né ? Dã! Envergonhado Em meu caso, pesquisei na internet, troquei ideias com amig@s, visitei blogues diversos, telefonei para o amigo decorador de interiores (na cara de pau), fui em muitas lojas garimpar preços e escolher objetos, improvisei e consultei revistas e livros. 

Tudo pelo prazer de fazer algo em conjunto, mesmo com todas limitações que temos e dispondo tudo que está ao nosso alcance. O desafio maior é imprimirmos um pouquinho de nós, deixar que cada coisa na casa conte uma história, ter o gosto de olhar e gostar de verdade porque no final, é isso que me interessa, olhar e nos agradar, nos identificarmos com o ambiente, gostar mesmo. 
Depois de oito meses de ter começado a comprar as miudezas, isto é, a parte mais leve $$$ da decor,  vamos começar a tirar tudo das caixas e colocar no lugar somente na próxima semana.  Ainda tem coisa para fazer, como o quartinho de jogos do 'menino', um corredor e o backyard mas preferi esperar pelas ofertas do mês de Dezembro que "num sô boba nem nada." Agora o negócio é desembrulhar tudo e brincar de casinha cruzando os dedos. 

Deixo aqui algumas referências de materiais que usei. 


Entre os quatro livros que comprei, esse  foi o a-cha-do! Ele me ajudou compreender um pouco sobre a harmonia de paletas de cores, como usar contrastes sem perder o equilíbrio, como misturar estilos e texturas sem "contaminar" o ambiente, de que forma o jogo de luzes e sombras ajudam a focar na decor aquilo que queremos e, entre outros pontos interessantes, aborda também a questão da relatividade quando estamos falando de decoração de interiores. O que não funciona na minha casa, pode ficar muito bem na sua. Depende do tamanho dos cômodos e o que pretendemos fazer com eles, da passagem de luz que entra e sai, da iluminação artificial entre outros aspectos. Embora tudo isso tenha me fascinado e ajudado a planejar o visual do espaço que temos, eu procurei não me prender muito a eles para não podar a criatividade e identidade pretendida. 

http://www.brincandodecasinha.com.br/
Eu curto esse blogue faz um bom tempo, antes mesmo de pensar a decorar aqui em casa. Primeiro pelo bom humor e jeito divertido como a blogueira se comunica e, depois pelas dicas úteis que na maioria dos casos ajudam a resolver questões com aquilo que temos em mão ou seja,  um jeito acessível de trasformar ambientes. 

http://www.margaretss.com.br/

Esse é outro blogue que eu amo. Inspira criatividade, instiga o trabalho de reaproveitamento, inspira humor dos bons e oferece um monte de ideias geniais para quem curte e se desafia ao DIY. Além de tudo isso,  Margaret  responde os e-mails com toda atenção do mundo, é super educada e disposta a ajudar nas questões das visitantes do blogue. Nem preciso citar sobre o talento dela. Basta olhar o trabalho.

Outros sitios que visitei: