domingo, 13 de novembro de 2011

As dores e prazeres de decorar

Decorar casa é algo que pode ser muito divertido até você começar a pensar em combinação de cores, harmonia, Feng Shui, misturas de estilo, texturas, constrastes etc, etc e etc. 
E o medo de errar? De tudo não conversar com nada? De investir tempo e dinheiro em objetos e móveis idealizando uma decoração legal que ao final não agradou?
Aqui, o processo foi lento por dois motivos. O primeiro por causa de dinheiro. Preferimos pagar de vez à pagar parcelas. É desse jeito que a vida funciona melhor para nós. Parcelar, somente quando não tivermos saída e nem beco, caso de emergência mesmo (uma viagem para o Brasil amanhã?).  Rindo     
Como optamos em comprar móveis que oferece uma qualidade melhor primando pela durabilidade deles, isso demandou tempo para juntar dinheiro, pesquisar em lojas com preços mais acessíveis e só então nos decidirmos. 
O segundo motivo tem relação com o primeiro parágrafo, o "cagaço" de errar já que a responsabilidade em decidir pelas cores da decoração e todo o resto foi delegada a minha pessoa  - delegada por mim mesma (: - e foi   que o tormento começou. E o que é que a gente faz quando quer e/ou precisa aprender algo?
Vai em busca, né ? Dã! Envergonhado Em meu caso, pesquisei na internet, troquei ideias com amig@s, visitei blogues diversos, telefonei para o amigo decorador de interiores (na cara de pau), fui em muitas lojas garimpar preços e escolher objetos, improvisei e consultei revistas e livros. 

Tudo pelo prazer de fazer algo em conjunto, mesmo com todas limitações que temos e dispondo tudo que está ao nosso alcance. O desafio maior é imprimirmos um pouquinho de nós, deixar que cada coisa na casa conte uma história, ter o gosto de olhar e gostar de verdade porque no final, é isso que me interessa, olhar e nos agradar, nos identificarmos com o ambiente, gostar mesmo. 
Depois de oito meses de ter começado a comprar as miudezas, isto é, a parte mais leve $$$ da decor,  vamos começar a tirar tudo das caixas e colocar no lugar somente na próxima semana.  Ainda tem coisa para fazer, como o quartinho de jogos do 'menino', um corredor e o backyard mas preferi esperar pelas ofertas do mês de Dezembro que "num sô boba nem nada." Agora o negócio é desembrulhar tudo e brincar de casinha cruzando os dedos. 

Deixo aqui algumas referências de materiais que usei. 


Entre os quatro livros que comprei, esse  foi o a-cha-do! Ele me ajudou compreender um pouco sobre a harmonia de paletas de cores, como usar contrastes sem perder o equilíbrio, como misturar estilos e texturas sem "contaminar" o ambiente, de que forma o jogo de luzes e sombras ajudam a focar na decor aquilo que queremos e, entre outros pontos interessantes, aborda também a questão da relatividade quando estamos falando de decoração de interiores. O que não funciona na minha casa, pode ficar muito bem na sua. Depende do tamanho dos cômodos e o que pretendemos fazer com eles, da passagem de luz que entra e sai, da iluminação artificial entre outros aspectos. Embora tudo isso tenha me fascinado e ajudado a planejar o visual do espaço que temos, eu procurei não me prender muito a eles para não podar a criatividade e identidade pretendida. 

http://www.brincandodecasinha.com.br/
Eu curto esse blogue faz um bom tempo, antes mesmo de pensar a decorar aqui em casa. Primeiro pelo bom humor e jeito divertido como a blogueira se comunica e, depois pelas dicas úteis que na maioria dos casos ajudam a resolver questões com aquilo que temos em mão ou seja,  um jeito acessível de trasformar ambientes. 

http://www.margaretss.com.br/

Esse é outro blogue que eu amo. Inspira criatividade, instiga o trabalho de reaproveitamento, inspira humor dos bons e oferece um monte de ideias geniais para quem curte e se desafia ao DIY. Além de tudo isso,  Margaret  responde os e-mails com toda atenção do mundo, é super educada e disposta a ajudar nas questões das visitantes do blogue. Nem preciso citar sobre o talento dela. Basta olhar o trabalho.

Outros sitios que visitei:



2 comentários:

Thabata disse...

Estamos passando pelas mesmas felicidades e tristezas =D

Quando me mudei para os EUA fui morar na casa que o meu marido tinha alugado sozinho assim que se separou.

Como eu era muito cri cri, reclamava da casa todo o tempo, dizendo que nao xconseguia me reconhecer la pois nao haviamos escolhido a casa juntos e talz. Que tudo que havia na casa eram restos da ex mulher dele, que eu me sentia malz e bla bla bla.

Ai, tanto catuquei que consegui colocar na cabeca dele que deviamos nos mudar, tambem na epoca o $$$$ ficou muito apertado o aluguel daquele luigara tava muito caro, foia minha deixa.

Procuramos casa por meses a fio, ate que uma amiga de trabalho dele estava de mudanca pra casa do noivo e decidiu colocar a dela para alugar, o tamanho era legal, tinha um banheiro a menos mas o preco tava genial.

NOs mudamos e ai que minha peregrinacao comecou. Escolhi a cor dos meus sonhos para a sala de jantar burn orange, ate ai estava tudo se encaixando muito bem ate o marido ir ate a IKEA e ver um rack para o living room que estava em demonstracao com uma parede amarela. Eu nao sou muito fa de amarelo mas como a casa eh dos dois o convenci a puxar mais para o mostarda do que para o amarelo sol.

Me arrependi amargamente, pois como minha casa eh open plan as cores brigam entre si para chamar atencao. Alem de ter sido brabo fazer o marido se convencer pelo mostarda esta sendo dificil de convence-lo a trocar por uma cor mais neutra, mas estou quase la.

Os moveis conversamos e decidimos que so iremos comprar moveis novos depois que comprarmos a nossa casa, exatamente para nao correr o risco de comprar algo que depois nao fique legal na casa nova. Alias, casa nova, decoracao nova. Certo?


Boa sorte ai na sua decoracao.

Ja tinha ouvido sobre esse livro no blog do Renato um brasileiro que veio pros EUA fazer um curso de design, depois de passo o link do blog dele.

Luz disse...

E' assim mesmo, Thabata. Mudanca e decor tem dessas 'dorzinhas' de cabeca. Essa casa foi comprada seis meses antes de eu chegar aqui nos EUA. Mesmo longe, decidimos quase tudo juntos porque meu esposo desejou que fosse dessa forma ja que iriamos viver juntos. Na epoca, apesar da casa ter cinco anos de construida, nos nao gostavamos de uma parede mostarda que os antigos donos tinham no MR. Mudamos isso faz alguns meses. Os outros quartos eram cor de rosa, mudamos tambem. O bom de tudo isso e' que temos a possibilidade de mudar e deixar tudo do nosso gosto, ne?
Concordo contigo em relacao a comprar moveis novos depois de comprar a casa. Se voce da' importancia maior a decor, acho que pode ser mais pratico estudar o espaco que voces terao e so depois pensar nos moveis.
Esse livro foi indicado por meu amigo decorador de interiores. Ele e' suico mas ja vi o mesmo livro na web depois que o comprei. Passe o link do brasileiro sim, vai ver eu ja ate passei no blogue dele e nao recordo agora.

Super abraco e boa sorte na compra e decor da sua tb.