sábado, 5 de março de 2011

A hora da Estrela - Filme

A Hora da Estrela é um filme brasileiro (1985) baseado na maravilhosa obra de Clarice Lispector de mesmo titulo. Li o livro quando ainda estava no colegial mas não sabia da existência do filme. Descobri a obra há uns sete anos no ping-pong do controle remoto. Sorte!
Toda vez que revejo o filme, tenho novas sensações e leituras.
Cenário comum e cheio de metáforas sutis.
Uma linguagem poética que me fascinou. Delicado.
Eu gosto muito do livro e muito desse filme. Quantas vezes me senti Macabeia... quantas?

Recomendo!

E você? Tem algum filme para recomendar?



Fonte: Google Images

2 comentários:

Eliane Pechim disse...

Li o livro também, maravilhoso, por sinal. Clarice Lispector é perfeita, deu vontade de abrir um livro dela AGORA! Também nao sabia que existia o filme, mas eu tenho um pouco de receio de ver filmes baseados em obras literarias importantes. Nunca é tao bom, os diretores sempre contaminam um pouco a história e perdem a essencia principal do livro, que se é um classico, se é bom, é mesmo dificil de transferir para um outro formato de arte. Você já muitos livros da Lispector?

Luz disse...

Eu tb tenho muito receio de ver filmes baseados em obras literários porque os que tive oportunidade de ler e assitir não corresponderam a minha expectativa. E o engraçado e' que muita gente tem o mesmo feeling. rs Não nego que gostei mais do livro, neste exemplo. Mas o filme não e' desgraçado, acho que o que salva são os interpretes. Talvez. Veja la e me conta depois, mulher.
Meu caso com Clarice foi quando eu estava no Ensino Médio, eu escrevi um texto solicitado pela professora e ela me perguntou se eu lia Clarice, eu disse que não. E ela me recomendou esse livro. Dai pra cá eu comecei a ler outras coisas. Foi paixão a primeira vista. Não li muito, gostaria de ler mais das coisas dela, livros acho que foram poucos mas nunca vou esquecer Perto do Coração Selvagem e Agua Viva, foi um mergulho triste e alegre em mim mesma.
Agora pense num conto lindo? Felicidade Clandestina. Aquela menina inebriada com o livro nas mãos... me fala tanto, tanto! Obrigada Araceli!

Afff, estiquei demais. Mas a culpa e' de Lispector. rs